quinta-feira, 6 de março de 2008

SOCORROOOOOO!!!!! TA ROLANDO MUSICAS DO SÉCULO 21


Fazia tempo que eu não parava pra fazer o que mais amo nesse mundo: compor...
pois eh! depois de uma conversa sobre como as coisas mudaram em nossos dias tive um instante de boa inspiração e aproveitei pra por no papel....
falava-mos que o que é mais notório entre tantas coisas é a mutação que sofreram as nossas canções... Nunca tive nada contra os ritmos, acho que tudo depende do que se diz e como se diz, sou um profundo admirador da criatividade humana, mas criatividade antes era mostrar de uma forma diferente algo que na maioria das vezes era complexo, o que fazia as pessoas abrirem um pouco a mente pra que pudessem entender, porém a tal criatividade ganhou o caminho inverso nos dias atuais, ou seja faz mais sucesso quem fala de maneira mais escancarada coisas que antes eram tão bonitas de se ouvir.
Quem lembra a sutileza com que Djavan, Caetano, Vinicius de Moraes, Noel Rosa, entre outros, falavam sobre sexo, amor, politica, enfim sobre os mais diversos temas. tal sutileza ja não é maioria em nosso século, salvo pelos sobreviventes fiéis a boa música.
O amor eterno tornou-se passageiro, um tal de ponto final chamado "ficar"pôs um fim no maior de todos os sentimentos nas letras das canções, é fácil ouvir frases como "eu só quero ficar", ficam banalizando o amor a ponto de demolirem a" divina e graciosa estátua majestosa", o amor que era " ferida que dói e não se sente" virou "esculachos" de termos pobres como "créu", e assim caminha a humanidade... de portas malas abertos e um som a todo volume fazendo apologia à dependência do álcool e a depravação da instituição chamada familia...
"...beber cair e levantar..." "...sou raparigueiro...", triste neh? fazer o que?fazer minha parte, tapar os ouvidos e abrir a mente pra tentar escrever algo que valha a pena ouvir.
e tem gente que fala que gosto não se discute... concordo, mal gosto.. não da pra engolir.
So pra não generalizar, há muita coisa boa de se ouvir também, infelizmente´, hoje é minoria... posso citar Henrique Cerqueira, Vander Lee, Jorge Vercilo, Fala Mansa(pra provar que não é o ritmo), Cidade Negra...

quarta-feira, 5 de março de 2008

GERAÇÃO COCA-COLA VIRTUAL



Impressionante!hoje resolvi vir a uma lan house e me deparei com um grupo de jovens alienados, pode parecer um tanto preconceituoso o meu comentário, mas desculpem-me os fãs de jogos virtuais, é que infelizmente a tal globalização que deveria facilitar até facilita, mas também dificulta e muito o aprendizado dessa nova geração. A não ser que o aprendizado seja em games que fazem apologia explicita a violência, nisso, nota 10 sem sombra de dúvidas, porém quando se trata de conteúdo é de chorar ver um bando de robôs com cérebros "macacados" em frente a uma tela de computador fazendo comentários como: "êta!atrazzzzz! eu matei um!!!matei na faca!foi mal!!eu sou o cara!!!vou te matar!!!


fala sério! imagina um debate com essas mentes brilhantes sobre literatura brasileira...
e só pra enfatizar o que falo, no momento em que escrevo aqui, cai uma chuva enorme ali fora e acabo de ouvir um comentário : "oba, hoje a gente não vai pra escola"


Geração Coca-Cola virtual, isso mesmo, o tipo que se quer tem o trabalho de escolher a latinha mais gelada, uma geração sem opnião, influenciável...


Desligaram a tv, mas ao invés de lerem um livro passam o dia em seus atares do século 21, como se essa belezuuura chamada computador não fosse uma porta pra um imenso conhecimento e tivesse apenas algumas teclas e comandos que acionam gatilhos e chutes.


"...e tome chuva aqui fora..."... e haja vibração aqui dentro..."um dia literalmente sem escola, porque pelo jeito quando esses estudantes "exemplares" estão na sala de aula devem estar com a cabeça em outro lugar, porque se houvessem aprendido algo, no mínimo separariam um tempo pra tudo, e não priorizariam suas coca-colas virtuais que chamam de games.

terça-feira, 4 de março de 2008

O CONTRASTE DO MILAGRE DA VIDA




Ontem assistindo a um telejornal fiquei impressionado com uma reportagem que tratava da vida.

Mostraram todo o milagre, desde a invasão "espermatozoidiana" ao mundo "ovular"( só pra dar um ar de ficção cientifica no texto rsrs ) até o momento em que a dor do parto vira riso de satisfação ao som de um choro apaixonante do mais novo habitante do planeta terra.

6 meses de casados, fizemos na semana passada, eu e minha linda esposa Vanessa, e de verdade, apesar do pouco tempo de casados, ontem deu vontade de carregar o "milagrisinho"nos braços...

Pensando nisso, hoje me deparei com algumas cenas contrastantes, uma garota com um pano molhado por solvente extravasava com o rosto afogado na droga.
Um cenário perfeito pra um drama: na rua, descalça, suja, maltrapilha, como dizem por ai, "sem eira e nem beira".

depois de tentar entender o que faz uma família abandonar ou uma filha fugir, sei la essas coisas que são a vergonha social da humanidade, tentei achar algo em comum com os milhares de pessoas como eu que passavam por ali aquele momento, alguns em seus carros a prova de "mendigos", outros em seus celulares mágicos capazes de leva-los a um outro mundo mesmo pisando nesse aqui, outros "religiosamente" separados desse mundo, enfim outros como eu meros observadores com mãos aparentemente atadas diante de tal cena. Foi quando lembrei do milagre, o milagre que eu e você que ler agora esse texto também vivemos, o milagre da vida, o momento em que a dor do parto vira riso de satisfação ao som de um choro apaixonante da mais nova habitante do planeta terra.

o Gabriel pensador em uma de suas canções(por sinal no mínimo inteligentes a colocação das rimas e ideias)depois de contar uma história dramática em que um rapaz do bem havia sido morto por uma bala perdida. Ele faz o seguinte questionamento: "se Deus é justo, então quem fez o julgamento?"

No entanto, apesar de admirar o Gabriel, penso que nessa ele não foi tão pensador, pois é só entender que vivemos em um mundo animal o tempo todo sustentado por decisões e escolhas más que fazem da terra um campo de batalha em meio a uma guerra sem fim, pra compreender que é injusto nos maus momentos culparmos Deus, pois se há alguém responsável pela degradação da humanidade esse alguém é o próprio homem. O homem criador de maquinas que tiram vidas, o homem arquiteto da maldade apelidada de crime, o homem que acha o ser do bem apenas o abster-se do mal, mas esquece que o bem exige seguir o bem, lutar contra o mal, e não apenas ignora-lo.

Mas voltando ao milagre, penso na crueldade que já pode ser prevista... de repente a garota vira mãe e o circulo continua...

não sei se acordo alguém com minhas palavras, até acho que não, políticos não tem tempo pra lerem tanto, eles preferem assinar...

oro, certo de que o DEUS SEMPRE JUSTO, um dia há de julgar e as respostas sejam encontradas.

DESABAFO




É proibido pensar?
Interessante pensar em o que se diz quando se está de "cabeça quente", chamam de desabafo fato de alguém dizer o que pensa, no entanto conceituam o ato de "falou sem pensar", me pergunto: como pode alguem que diz o que pensa falar sem pensar? talvez as pessoas tenham que encarar a verdade como regra sem excessão pra então suportarem o fato de alguem dizer que pensa. Falo isso porque esse ultimo mês me deparei com um video elaborado em cima de uma musica do grande "João Alexandre (cantor e compositor extremamente conhecido no mundo gospel por suas musicas de caráter social e inteligentes), o nome da musica "é probido pensar" faz com que venhamos burlar o que o titulo sugere e pensemos um pouco a respeito do que o cristianismo tem sofrido com a religiosidade. O fato é que a musica é uma espécie de DESABAFO no meu humilde ponto de vista de alguém que está cansado de levar a conotação evangeliquista comparada a muitos que degrinem a imagem do evangelho. Como se dissesse: to fora!!! fora dessa hipocrisia em que se tornou o evangelho pregado por "alguns". Depois de ver o video vi algumas centenas de comentários uns a favor outros contra, e conclui: acho que ele conseguiu, pois fez centenas de pesoas pararem ao menos pra refletir ao invés de concordarem com tudo.